Topo

Compartilhe esta página:

Um Formigueiro a Favor do Brasil

18 de abril de 2011Imprimir

Max Duarte Coordenador da Campanha

A Campanha Nacional da Justiça Fiscal, criada pelo SINPROFAZ – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, chega à sua terceira edição conquistando apoios por todo o país na mesma proporção em que também desperta curiosidade pela provocação de seu tema: QuantoCustaoBrasilpraVocê?. As pessoas querem saber se é um protesto contra o governo, se é um movimento contra os impostos e, no livre exercício de sua desconfiança, questionam se há algum partido político por trás de tudo isso. Sem dúvida, há pertinência em todas essas indagações, pois são poucas e recentes em nossa história manifestações sociais e políticas livres de qualquer amarra partidária. Portanto, nos cabe reiterar, sem nenhum pedantismo, a decisão independente e voluntariosa do SINPROFAZ que elaborou esta ação de responsabilidade social dos Procuradores da Fazenda Nacional, demonstrando exemplarmente que justiça fiscal não é um tema de governo ou de oposição. É um tema do País, aberto à participação de todos os setores da sociedade.

Afinal, a reforma tributária, mais que um desejo, é condição sine qua non para que o Brasil alcance o tão sonhado desenvolvimento econômico por meio da eficiência e não a qualquer custo. No que tange à questão tributária, é consenso que vivemos enredados por um sistema caótico, prejudicial para a administração pública, caro para o setor produtivo e que acima de tudo pune impiedosamente o cidadão comum, seja na condição de contribuinte ou consumidor. Mas é verdade também que nada vai acontecer enquanto todo esse discurso, limitado a círculos políticos e acadêmicos, não for capaz de ganhar as ruas e despertar o interesse da sociedade, para finalmente se transformar em pressão e ação de mudança.

Os Procuradores da Fazenda Nacional, como advogados públicos altamente especializados em direito tributário e que têm como atribuição a defesa intransigente do patrimônio público, querem dar a sua cota de contribuição para que o debate sobre a reforma tributária seja ampliado para os mais diversos setores da vida nacional, se enriqueça para além do mero protesto e seja efetivamente colocado como prioridade na agenda política do país. É justamente esse despertar de consciência e esse desejo de fazer acontecer que fortalece a campanha QuantoCustaoBrasilpraVocê?, iniciada com apenas duas formiguinhas no aeroporto JK, em Brasília, mas que segue firme como um grande formigueiro cívico se espalhando pelo Brasil.

Comentários

Texto impresso a partir do site "Quanto Custa o Brasil pra Você?" - www.quantocustaobrasil.com.br

Redes Sociais

Contato

Colaboradores

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial Instituto Millenium
SONEGÔMETRO® é marca registrada, de propriedade exclusiva do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ, com todos os direitos reservados.

Uma campanha

SINPROFAZ - Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional