Topo

Compartilhe esta página:

Aplicativo diz valor de imposto dos produtos

15 de março de 2013Imprimir

Fonte: Diário de Pernambuco

Aplicativo diz valor de imposto dos produtos Na Real será apresentado pelos Procuradores da Fazenda durante a Campanha "Quanto custa o Brasil pra você?"

Informar qual a inciência de carga tributária em cima dos produtos do dia a dia. Isso já é ppossível em um aplicativo gratuito, que será apresentado pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) na Campanha Nacional da Justiça Fiscal – "Quanto custa o Brasil pra você?", evento que acontece de 18 a 22 de março. O aplicativo Na Real deve chamar a atenção dos brasileiros sobre a alta carga tributária sobre os itens de consumo.

"O Na Real foi criado para reforçar a distinção entre o preço final de um produto e a carga tributária nele embutida. Ao utilizar a ferramenta, o cidadão percebe mais facilmente o quanto é injusto esse modelo de tributação", destaca Allan Titonelli Nunes, presidente do Sinprofaz.

Para utilizar o aplicativo, o usuário deve digitar o nome do produto e o preço. Logo, será calculado o custo da tributação indireta e a informação será apresentada de duas maneiras: com o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em Real. Alguns exemplos: açúcar (32,33%), iogurte (33,06%), pão de forma (16,86%), protetor solar (41,74%) e shampoo (44,2%).

O Sinprofaz já havia criado uma ferramenta similar para consulta no site da campanha, mas a ideia foi ampliada para que o serviço esteje disponível de acordo com as mudanças de utilização de equipamentos. "Dentro do contexto de mobilidade, resolvemos levar o conteúdo para os smartphones e tablets que utilizam a tecnologia IOS ou Android", explica o presidente do Sindicato. O produto levou cerca de 40 dias para ser desenvolvido e está disponível para download nas lojas virtuais da Apple (Apple Store) e do Android (Google Play). A base de dados foi obtida por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e já conta com mais de 500 categorias de produtos.

A campanha "Quanto Custa o Brasil pra você?" é parte de um programa de responsabilidade social criado pelo Sinprofaz em 2009. Entre os dias 18 e 22 de março, um estande funcionará no Shopping Conjunto Nacional, na região central de Brasília. A população terá a oportunidade de conhecer o aplicativo e receber a cartilha informativa da campanha e o Manual do Contribuinte.

Titonelli destaca que somente com a mobilização da sociedade civil organizada será possível sensibilizar os parlamentares e agentes públicos da necessidade da simplificação do sistema tributário brasileiro. "A construção de um país mais igualitário passa pela reforma tributária. Com uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo, os brasileiros trabalham, em média, quatro meses por ano apenas para pagar impostos", afirma.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2013/03/14/internas_economia,428591/aplicativo-diz-valor-de-imposto-dos-produtos.shtml

Comentários

Texto impresso a partir do site "Quanto Custa o Brasil pra Você?" - www.quantocustaobrasil.com.br

Redes Sociais

Contato

Colaboradores

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial Instituto Millenium
SONEGÔMETRO® é marca registrada, de propriedade exclusiva do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ, com todos os direitos reservados.

Uma campanha

SINPROFAZ - Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional