Topo

Compartilhe esta página:

É possível manter sustentável o crescimento econômico do país penalizando o consumo?

 Imprimir

Sindicato retoma em março Campanha Nacional da Justiça Fiscal - Quanto Custa o Brasil pra Você?. A ideia é levar ao Congresso proposta de simplificação do sistema tributário.

Enquanto no mundo dito desenvolvido a Europa encontra-se à beira de um ataque de nervos, com a Grécia de joelhos e pires na mão vivendo uma tragédia anunciada, do lado de cá do Atlântico o carnaval parece não ter fim. Indicadores apontam que desde novembro do ano passado o Brasil retomou seu ritmo de crescimento, ainda que abaixo do desejado ou desejável. Tudo isso com a inflação dando mostras de arrefecimento. Mas até onde essa maré de bons resultados deve ser comemorada com um samba-exaltação e a partir de que ponto de vista deve ser encarada com mais responsabilidade, principalmente levando em conta os inconvenientes de uma recessão europeia para o nosso país e para todo o mundo?

Bom, para começar, podemos questionar se é sustentável manter o crescimento da economia brasileira com um sistema tributário que penaliza o consumo, fazendo com que a imensa maioria dos cidadãos tenha de trabalhar mais de quatro meses apenas para pagar impostos. Hoje, desenvolvimento com Justiça Fiscal pode até ser uma utopia, mas se olharmos para nosso passado recente, veremos que democracia e estabilidade econômica também foram sonhos impossíveis.

Nós, do SINPROFAZ, acreditamos sim ser possível reestruturar o sistema tributário brasileiro, tornando-o mais racional, mais inteligente e, sobretudo, mais justo. Por isso criamos em 2009 a Campanha Nacional da Justiça Fiscal, levando-a e discutindo-a país afora. Em 2011, com o mote provocativo Quanto Custa o Brasil pra Você? e tendo como símbolo uma formiguinha carregada de impostos, saímos às ruas, visitamos universidades, distribuímos panfletos em saguões dos maiores aeroportos e conquistamos mais de um milhão de visualizações no Facebook. Agora em março retomaremos nossas atividades de conscientização tributária e educação fiscal, promovendo a “Marcha das Formigas” pelo Brasil, levando nossa proposta de simplificação do Sistema Tributário, buscando apoio dos mais distintos setores sociais, sem nenhuma conotação politico partidária. Nosso ponto de partida e também de chegada será o Congresso Nacional, de onde lançaremos a campanha e para onde voltaremos com o abaixo-assinado que certamente contará com forte participação de cidadãos de todo o país.

É certo que a defesa dos interesses da Carreira dos Procuradores da Fazenda Nacional será sempre uma prioridade para o SINPROFAZ. Temos o compromisso de lutar pela reestruturação da PGFN, pela efetivação das carreiras de apoio, pela recomposição das perdas salariais e pelo direito aos honorários advocatícios entre outros direitos essenciais. Mas, igualmente, assumimos nossa responsabilidade cívica diante de uma questão premente e para a qual temos plena condição de oferecer soluções eficazes e fundamentadas no Direito.

Acima de tudo, exercemos uma função essencial à Justiça e, como defensores do patrimônio da sociedade, devemos continuar dando exemplo de cidadania.

Comentários

Texto impresso a partir do site "Quanto Custa o Brasil pra Você?" - www.quantocustaobrasil.com.br

Redes Sociais

Contato

Colaboradores

Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial Instituto Millenium
SONEGÔMETRO® é marca registrada, de propriedade exclusiva do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional – SINPROFAZ, com todos os direitos reservados.

Uma campanha

SINPROFAZ - Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional